segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Modelos de cor



Pixel, resolução, profundidade de cor e tamanho do ficheiro


     A informação visual que constitui a imagem é representada sob a forma de uma matriz de pixéis. Pixel (Picture Element), normalmente um quadrado, é unidade elementar de brilho e cor que constitui uma imagem bitmap.Cada imagem contém uma resolução que é medida em ppp (pixéis por polegada) e uma profundidade de cor, medida em bpp (bitspor pixel).
    A resolução de uma imagem pode ser definida de 2 formas diferentes: Esta imagem tem 72 ppp, ou seja, contém 72 pixéis por cada polegada da imagem. Por sua vez, esta imagem contém 768 pixéis por 511 pixéis (768x511 pixéis) ou seja, tem 0,3 Mp (Megapixéis). Quanto maior a resolução de uma imagem, maior será o tamanho necessário para o armazenamento da mesma.
     A profundidade da cor indica o número de bits usados para representar a cor de um pixel numa imagem.



  • Modelo Aditivo
     No modelo aditivo, a ausência de luz ou de cor corresponde à cor preta, enquanto que a mistura das cores vermelha (Red), verde (Green) e Azul (Blue) indicam a presença da luz ou a cor branca.       Modelo Aditivo A luz é emitida e projecta a cor.

  • Modelo Subtrativo
     No modelo subtractivo, a mistura de cores cria uma cor mais escura, porque são absorvidos mais comprimentos de onda, subtraindo-os à luz. A ausência de cor corresponde ao branco e significa que nenhum comprimento de onde é absorvido, mas sim todos reflectidos.
     A luz é reflectida. Equivalente à mistura de cores de pintura ou impressão.


Modelos de cor


  • Modelo RGB
     O modelo RGB é um modelo aditivo, descrevendo as cores como uma combinação de
três cores primárias: vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue). Em termos técnicos, as cores primárias de um modelo são as cores que não resultam da mistura de nenhuma outra cor.
     Qualquer cor no sistema digital é representada por um conjunto de valores numéricos. Usaremos a definição de cores entre o valor 0 e 1, em que 0 corresponde à ausência de uma determinada cor e o 1 à utilização máxima desta mesma cor. Para representar cada cor, definimos a quantidade de cada cor primária a utilizar.

      Por exemplo, a cor Branco é definida como (1,1,1), a preta por (0,0,0), a vermelha por (1,0,0), a verde por (0,1,0) e a azul por (0,0,1).

  • Modelo CMYK
     O modelo CMYK é um modelo subtractivo, descrevendo as cores como uma combinação de três cores primárias ciano (Cyan), magenta (Magenta) e amarelo (Yellow). A cor preta (BlacK) foi adicionada ao modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura de cores. 
     O modelo CMYK baseia-se na forma como a Natureza cria as suas cores quando reflecte parte do espectro de luz e absorve outros. Cada pigmento é representado pela percentagem (0-100) de cada cor primária.

  • Modelo HSV
     O modelo HSV é definido pelas grandezas de tonalidade (Hue), Saturação (Saturation) e valor/luminosidade (Value).
     A tonalidade ou matiz (Hue) é a cor pura com saturação e luminosidades máximas, por exemplo, amarelo, laranja, verde, azul, etc. A tonalidade permite fazer a distinção das várias cores puras e exprime-se num valor angular entre 0 e 360 graus, em que o valor vermelho corresponde ao 0 e ao 360.
    
     O Valor/Luminosidade (Value) traduz a luminosidade ou brilho de uma cor, isto é, se uma cor é mais clara ou escura, indicando a quantidade de luz que a mesma contém.
Exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%, sendo que o 0% indica que a cor é muito escura ou preta e o valor 100% indica que é saturada ou pura.

  • Modelo YUV
O Modelo YUV tem em conta a característica que nenhum dos modelos RGB, CMYK e HSV têm, ou seja, uma propriedade da visão humana que é mais sensível ás mudanças de intensidade da luz do que da cor.

Este modelo foi criado a par do desenvolvimento da transmissão de sinais de cor de televisão, baseado na luminância permite transmitir componentes de cor em menos tempo do que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB. Ao mesmo tempo o modelo YUV permite transmitir imagens a preto e branco como de cor de forma independente. O modelo YUV guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor.

Graças a este modelo é possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância e reduzindo bastante a informação que seria necessário no outro modelo.



     O modelo YUV é adequado às televisões a cores, porque permite enviar a informação da cor separada da informação de luminância( é uma medida da densidade da intensidade de uma luz refletida numa dada direção) . Assim, os sinais de televisão a preto e branco e de televisão a cores são facilmente separados. O modelo YUV é também adequado para sinais de vídeo. 







     Este modelo permite uma boa compressão dos dados, porque alguma informação de crominância(refere-se ao valor das cores)pode ser retirada sem implicar grandes perdas na qualidade da imagem, pois a visão humana é menos sensível à crominância do que à luminância      A saturação (Saturation) indica a maior ou menor intensidade da tonalidade, isto é, se a cor é pura ou esbatida. Exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%. O 0% significa a ausência de cor ou aproximação aos cinzentos e o valor 100% indica uma cor saturada ou pura.

Sem comentários:

Enviar um comentário